 Quando estudei Turismo, eu tinha uma matéria chamada Teoria Geral do Turismo. Como em qualquer outro curso há matérias com teorias sobre determinado campo de estudo, por exemplo: Teorias da Administração, do Marketing, da Contabilidade, da Informática, entre outros.
Quando estudei Turismo, eu tinha uma matéria chamada Teoria Geral do Turismo. Como em qualquer outro curso há matérias com teorias sobre determinado campo de estudo, por exemplo: Teorias da Administração, do Marketing, da Contabilidade, da Informática, entre outros.Voltando ao que interessa, nesta disciplina eu aprendi a teoria do tempo livre. Após a Revolução Industrial, o conceito tempo livre ganhou espaço devido as reinvidicações da classe trabalhista que lutava por um período de descanso. A partir dessa conquista, o tempo livre, o turismo e o lazer ficaram intrinsicamente ligados. A economia iniciou uma fase de crescimento, o poder aquisitivo dos trabalhadores também aumentou e estes fatos aliados ao ócio = tempo livre incentivaram a indústria das viagens. Apesar de ser uma área de estudo nova, o Turismo tem conquistado espaço no meio acadêmico. Uma opinião comum entre os estudiosos é que o Turismo é a grande indústria sem chaminés que tem o potencial de desenvolver economias mundo afora. Porém, políticas públicas de desenvolvimento da atividade turística, principalmente aqui no Brasil, são pífias. Com a oferta de atrativos naturais que o país possui, seria o bastante para ser a 1ª do ranking de destinos turísticos no mundo.
Casos como o que ocorreu essa semana no Aeroporto de Salvador, onde alemães acharam que no Brasil era normal ficar pelado, só demonstram o quanto o Brasil tem que caminhar para se desenvolver como um destino turístico de qualidade. A imagem é uma das principais ferramentas de publicidade do país. O passado publicitário do Brasil no exterior não é nada qualificado: mulheres, bundas, carnaval e sexo. Há um grande trabalho a ser desenvolvido para desmistificar essa imagem. Enquanto o Governo não entender e trabalhar no sentido do pleno desenvolvimento turístico sustentável, não há como esperar muito da indústria, a não ser acidentes aéreos, penes, caos nos aeroportos e devastação dos atrativos turísticos naturais.
Bom, eu falei de Turismo por causa das minhas férias. Por causa da minha profissão. Vou ser sincera: me arrependo de ter investido neste curso. Foi muito fraco. É egoísmo da minha parte, claro que é. Eu poderia ser uma professora e ajudar na formação de novos profissionais competentes da área, mas a minha incredulidade é muito maior. Talvez, se eu perceber que há um Governo realmente compromissado a mudar o panorama atual, eu possa me animar. Por enquanto, não!
Pois então. Eu aproveitei muito bem meus dias de ócio...rs. Vou dividir com vocês os momentos bons que tive e lhes fazer algumas recomendações sobre os lugares. Gostaria de comentar também que o Júnior tornou estas férias mil vezes mais especiais, por que ele, o meu companheiro fiel e leal esteve comigo todos os dias e concordou comigo em levarmos nossas mamães para passear também! :) E como foi bom ve-las felizes e sorridentes. Não há preço que pague por isso!
Vamos ao roteiro:
17 A 25 DE JANEIRO DE 2009
17/01 – Dia do não fazer nada: Ô delícia...rs. Assisti um filme que nem me lembro o nome (era Sky), mas isso pouco importa. Valeu mesmo a companhia do meu amor!
18/01 – Feira de Artesanato em Embú das Artes: Gente! Visitem! É muito lindo!!! Eu tive vontade de levar tudo para a minha futura casa. Tem muitos artigos de madeira, porcelana, pedras e flores para decoração. E melhor: super baratinho. E as bolsas? Todas feitas à mão e com um preço bem salgado, por sinal. Eu amei os brinquedos educacionais para as crianças. Os fantoches, o teatro, todos feitos de tecido. Coisa linda! Pedro e Júlia (um dia) vão adorar! Rs
Sobre o caminho... bom, acessamos a Regis Bittencourt na região de Taboão da Serra. Depois é só seguir em frente. Há a primeira entrada para a cidade de Embu. Porém, recomendo entrar pelo Retorno, pois depois é só seguir em frente e já estará no Centro da cidade. Horário: vá cedo. Às 11hs já está cheio e é difícil encontrar vagas para estacionar.
 
 
19/01 – Tarde dos Games: Eu adoro jogar video-game. Pode ser coisa de menino, mas a verdade é que eu sempre gostei. Super Mario, Crash, Sonic estão entre os meus favoritos. Mas o futebol...rs, tomei um peteleco do Júnior. Prefiro não comentar o placar.
20/01 – Aquário de Santos: Era uma expectativa. Serra do Mar, o próprio mar... e que decepção. Pedágio de R$17,00 para uma rodovia como a Anchieta? Cheia de desníveis, esburacada, caminhões... um horror! Porém, é o caminho mais fácil de chegar à Santos. A cidade, me perdoem os santistas, mas não é nada bonita, pelo menos ali na região do Porto e Ponta da Praia. Fiquei inconformada com a falta de sinalização dos destinos turísticos (já comentado aqui no blog), além da sujeira e desorganização. Esperava muito mais do Aquário. O que vale a pena ver são os pinguins! Como eles são lindos e fofos! (Sou suspeita para falar). A tartaruga marinha também é impressionante! Enorme!
Almoçamos no Restaurante Estuário (uma facada tripla! Rs). É muito caro! Porém, a comida é divina! Valeu cada centavo gasto! 
 
 
21/01 – Parada para um cineminha. Bolt – O Super Cão é demais! Uma produção criativa da Walt Disney Pictures. Cativa as crianças, e acredito, muito mais os adultos...rs. Eu e o Júnior no meio da criançada e dos pais foi o máximo. Faz parte do estágio, hehehe.
22/01 – Museu do Ipiranga e Museu do Futebol: Realizei um sonho. Conheci os jardins e o museu do Ipiranga (ja comentado aqui no blog). É um excelente passeio para ir bem cedo e aproveitar ao máximo. Se for alérgico como eu, previna-se. No dia seguinte eu estava me acabando de espirrar por causa do mofo...rs.
Quanto ao Museu do Futebol para quem é fanático, vai amar! Até eu que não entendo muito bem desta modalidade esportiva, achei um super passeio! Eu ri mesmo do Pelé em seu vídeo de boas vindas em Inglês, Espanhol e Português, rsss.

 
 
23/01 – Hopi Hari: Hopi Hari, Hopi Hari, Hooooo!!! Quem já foi, não esquece essa musiquinha...rs. Que delíciaaaaa! A Super Flá e o Super Jú foram na Torre Eiffel...rs. Uauuu! Ver aquele parque todo no privilégio de estar a 67m do chão é indescritível. Mais ainda é não ter noção de quanto tempo se leva para descer tudo isso. Talvez 6 segundos...rs. deu para imaginar? O parque é maravilhoso. Muito organizado, limpo, boas opções de lanche, doces e bebidas (apesar de caro). É lindissímo! Fomos pela Rodovia dos Bandeirantes, muito bem sinalizada. Pedágio de R$ 5,90 na ida e na volta. Um tapete. Eu a minha mãe viramos crianças... o Jú e a D. Ana Maria só observaram. Adorei! 
 
 
24/01 – Jantar romântico: 8 meses de namoro! Não parece que foi ontem? Passa muito rápido! O Júnior me levou na Cantina L’Italiano no Bexiga. Pedimos um nhoque recheado de presunto e queijo ma-ra-vi-lho-so! Nunca comi uma massa como aquela! O ambiente é super gostoso. O dono é Corinthiano (claro, tinha ser...rs) e se inspirou no futebol para decorar o local. O romantismo é aguçado com as músicas italianas tocadas ao vivo por um rapaz muito simpático.
25/01 – Visita a casa da Tia Adelia: E o Eduardinho está cada dia mais lindo e fofo! Com aqueles olhos azuis e o sorriso mais guti guti do mundo ele já conquistou os nossos corações. Esse vai dar trabalho! Rsrs 

É pessoal, eu sei que exagerei, mas cumpri com o meu propósito! Finalmente! Rsrs
*Para ver mais fotos e vídeos, acesse o meu orkut.
Beijos! :)
 

 
 
4 comentários:
Flávia,
Que bom que aproveitou bem suas férias. Conheço alguns dos lugares citados. Muito legal!
Essa música Come Undone é uma das minhas favoritas. Muito bom ouvir Duran Duran.
Beijos!
Alcides
Nó, e eu que achei que as minhas férias tinham sido divertidas..
Fiquei em casa e viajei por todos os cantos que as histórias dos livros que lí me levaram.
Outras Estórias.
http://aindamaisestorias.blogspot.com/
Passem lá.
Um roteiro bem completo. Valeu!
Belas férias!! quero muito conhecer o museu do futebol.é do lado de casa, sou fanático por qq jogo, e ainda não fui, acredita?
Ah, um post do Pearl Jam pode estar próximo....
T+!!!!
Postar um comentário