sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Boa de Fogão

Minha mãe tinha 18, 19 anos quando saiu de Candido Motta, pequena cidade do interior de São Paulo, onde a terra é vermelha, há milhares de equitares de plantação de café, cana-de-açúcar, algodão, soja e milho, onde todos os moradores se conhecem e se cumprimentam com “Dia”. Veio para São Paulo junto com meus avós com a intenção de conquistarem uma vida melhor.
Ela começou a trabalhar em casas de família como empregada doméstica. O salário era medíocre e boa parte dele ia para as mãos do meu avô para ajudar a pagar o aluguel da pequena casa em Santo André. Até que ela foi contratada para trabalhar como cozinheira em uma pensão de estudantes no bairro da Praça da Árvore. Lá moravam cerca de 20 estudantes entre homens e mulheres, entre eles meu pai.

O tempo passou e a paquera entre os dois evoluiu. Meu pai elogiava a comida que minha mãe fazia e ficava admirando-a em torno do fogão. Após algum tempo, começaram a namorar, noivaram e casaram-se. Estão juntos há 26 anos.

Além de encantar meu pai com a beleza e a graça, minha mãe o pegou pelo estômago, literalmente. Rs.

A arte de cozinhar bem, herdei da minha mãe. Comecei aos 11 anos e não parei mais. Aos 15 tinha o desejo da fazer gastronomia tamanha minha paixão em “pilotar o fogão”. Rs. Chegava a inventar tortas, bolachinhas, bolos e doces gelados. Todo fim de semana tinha alguma coisa diferente para saborear. Sou a boleira da família, hehehe.

Esses dias, uma amiga comentou que gostaria de saber cozinhar para preparar uma surpresinha para o amado. Dei uma dica de macarrão ao molho de atum que ela amou. É super simples, e achei que vocês poderiam gostar também. A receita é super prática, rápida e simples de fazer. Inventei para fazer a minha marmita, na época que vendia vales-refeição para financiar livros, rs.

Macarrão ao Molho de Atum

Ingredientes:

1 pacote de macarrão tipo espaguete
1 lata de molho de tomate (evite aquelas com pedaços enormes, sugiro Pomarola)
1 cebola bem picada
1 dente de alho bem picado
2 tomates sem pele, sem sementes e bem picados
1 tablete de caldo de carne
½ xícara de óleo de canola
1 lata de atum em água (evite aqueles conservados em óleo)

Modo de Preparo:

Em uma panela coloque 1 litro de água para ferver com 3 colheres de sopa de óleo e o tablete de carne. Quando a água estiver fervente, coloque o macarrão e deixe cozinhar até ficar 'al dente'.
Em outra panela, coloque o restante do óleo e frite o alho até que fique dourado, em seguida coloque a cebola e refogue bem. Retire a água do atum e acrescente a panela. Refogue mais um pouco e depois acresente os dois tomates. Refogue novamente e acresente o molho de tomate. Você pode temperar com um pouco de pimenta de reino, sal e óregano.

Dica: Para reforçar o sabor e aroma do óregano, coloque-o nas palmas das mãos e esfregue uma mão na outra já na panela. Faz toda diferença.

Tampe a panela e deixe ferver um pouco. Depois é só acresentar ao macarrão, colocar algumas folhas de salsinha para decorar e saborear!

Espero que gostem. Em breve, publico a receita do bolo de nozes com café. Famoso! rs

Beijos e bom fim de semana!

6 comentários:

Ivan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávia Fabri Cesário disse...

Ué, não entendi...
Comentou pra depois excluir?
PAM!

Priscila Salvati disse...

Parece que fica uma delícia a receita hein..
Bjs Pri

Flávia Fabri Cesário disse...

Modéstia a parte, fica mesmo! rs
:)

Bruna Souza disse...

gostooosooooo
hummmmmm

Anônimo disse...

amei a receita