segunda-feira, 22 de junho de 2009

Reforma da vida

Depois de tanto tempo aqui estou novamente postando no “De Lua”. Devo desculpas à vocês que acompanham o blog, mas a correria tem sido enorme. Apesar de no momento estar em casa, tenho uma infinidade de coisas para colocar em ordem. Inclusive minha saúde. Após quatro anos trabalhando sem férias, estou precisando de um tempo para organizar minha vida. Tem sido bom dormir um pouco mais, assistir televisão, um dvd, jogar vídeo-game sem precisar me preocupar com horário...rs, acho que mereço né?

Bom, consegui tempo também para aproveitar o último feriadão. Viajei para o sul de Minas, na cidade de São Thomé das Letras. Que lugar lindo!!! A viagem inteira foi um presente! Aliás, falando em presente, essa viagem foi um presente do meu amor, Jú. Afinal, no último dia 12, comemoramos o nosso primeiro aniversário de namoro. Foi maravilhoso passar quatro dias ao lado do meu amor naquele friozinho gostoso!!! E com a convivência eu tenho mais certeza de que ele é o homem da minha vida. Temos nossas diferenças, mas nos entendemos muito bem, principalmente sabemos ceder. Temos uma coisa tão gostosa de não querer magoar o outro e pensar tanto antes de falar uma bobagem. Isso é amor! Ô felicidade! :) Escrevi uma pequena matéria sobre São Thomé das Letras no blog Arte em Feltro. Não deixe de conferir!


Mudando de assunto...


Eu não poderia deixar de comentar aqui a decisão do STF na última quarta-feira (17/06) de derrubar a obrigatoriedade do diploma para exercer a profissão de jornalista. Quando ouvi a notícia no JN, quase caí pra trás. Na hora, pensei: “Para quê estou estudando?”.

É um absurdo, um retrocesso, como bem disse meu amigo Leandro Budugo em seu blog BudugoLand! Como o conhecimento técnico e apurado pode substituir a ignorância daquele não estudou e não tem o mínimo conhecimento teórico e ético para o pleno exercício da profissão? Os estudantes perdem, os profissionais perdem e mais: a sociedade perde. Perde na qualidade da informação, na ética, na luta pelos direitos dos cidadãos. Com isso, acontecerá como no Turismo: administradores executando planejamento turístico, contadores exercendo atividades de agentes de viagens e por aí vai. Por anda a cabeça desses políticos? Basta raciocinar para compreender que a regulamentação de qualquer profissão é primordial para haja a garantia de bons profissionais no mercado.

Concordo que o ensino de muitas universidades é fraco, inclusive eu mesma não me sinto preparada para competir por uma vaga com estudantes da Cásper Líbero, da PUC, USP, Mack, entre outras, porém, acredito que a competição é justa quando se trata de profissionais da mesma área. Com esta determinação, qualquer filhinho de papai ou um com as “costas quentes”, que não é jornalista, pode entrar na redação de um jornal e exercer a profissão tranqüilamente.

Tem mais: a classe trabalhadora perderá em remuneração: as empresas se acharão no direito de pagarem uma miséria para um profissional qualificado, já que sem regulamentação não há piso salarial. Paga-se o que quiser.

As grandes empresas de comunicação garantem que não cumprirão a determinação em novas contratações. Ou seja, o diploma será exigido sim para o exercício da profissão.

Os nomes dos políticos que aprovaram o Recurso Extraordinário são (não esqueça estes nomes): os ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello. Marco Aurélio defendeu o diploma. Dois ministros não compareceram à sessão: Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Menezes Direito.

Alguém tem que levar esse país a sério, pelo amor de Deus!!!

Beijos! :)

3 comentários:

Leandro Budugo disse...

Me sinto na era da ditadura. Como se minhas paalvaras e meu trabalho não valessem a pena. Frustrante!

Flá, concordo no seu texto em tudo o que disse. Só me falta o nariz de palhaço e pronto!

Bando de fdp! Com todo om respeito Flá.

Beijo

Kêco disse...

É, Flávia....
A Camilla lá em casa tbm tá puta com isso, pq ela está no último ano de jornalismo... Mas vamos combinar que tem muita gente com diploma sem capacidade, e gente sem diploma com QI elevado, não concorda?
Bjos e se cuida!
Kêco

E viva a volta do Faith No More.

A Palavra Mágica disse...

Flávia,

A imprensa é que denuncia, por isso essa coisa de querer colocar qualquer um lá. Não querem um jornalista com faro apurado para encontrar mais sujeira.

Mas falemos de coisas boas. Seja feliz com seu AMOR.

Ria, cante , sonhe, realize!

Beijos!
Alcides