O meu Projeto Experimental mudou um pouquinho de foco. Eu e a Bruna decidimos aceitar a sugestão do nosso coordenador Marco Moretti. Com esta mudança, ganhamos conteúdo de pesquisa. Segue proposta:
ANATOMIA DO PROJETO EXPERIMENTAL - PREX
Título: Cinema Brasileiro na década de 70. Um panorama da sétima arte durante a ditadura militar.
Tema: Como nasceu e se desenvolveu as diferentes correntes do cinema brasileiro na década de 70. Contextualizar os gêneros em sua época. A ditadura, a repressão e a discriminação que se desenvolveu perante o estilo cinematográfico da década de 70. Abordar as características reais e as funções subjetivas dos temas, das cenas e diálogos. Qual a função do cinema na denúncia social do Brasil daquela época.
Objetivo: Comprovar ou desmistificar através de estudos bibliográficos, cinematográficos, entrevistas e pesquisas in loco que a produção de filmes na década de 70 foi uma iniciativa à liberdade de expressão.
ANATOMIA DO PROJETO EXPERIMENTAL - PREX
Título: Cinema Brasileiro na década de 70. Um panorama da sétima arte durante a ditadura militar.
Tema: Como nasceu e se desenvolveu as diferentes correntes do cinema brasileiro na década de 70. Contextualizar os gêneros em sua época. A ditadura, a repressão e a discriminação que se desenvolveu perante o estilo cinematográfico da década de 70. Abordar as características reais e as funções subjetivas dos temas, das cenas e diálogos. Qual a função do cinema na denúncia social do Brasil daquela época.
Objetivo: Comprovar ou desmistificar através de estudos bibliográficos, cinematográficos, entrevistas e pesquisas in loco que a produção de filmes na década de 70 foi uma iniciativa à liberdade de expressão.
Questão central: Relação entre cultura e política. O cinema, meio de comunicação artístico como canal de manifestações políticas. Reações e mudanças de comportamento da sociedade.
Questões parcelares:
1- Explicar e analisar o processo de censura do cinema na Ditadura Militar.
2- Quais os gêneros dominantes dessa época. Cinema novo, cinema marginal, pornochanchada, entre outros. O contexto do surgimento e as ideologias por trás de cada gênero, assim como seus principais filmes, atores e diretores.
3- O papel da Embrafilme na produção, divulgação e comercialização do cinema brasileiro.
4- O cinema dito de esquerda alimentava-se das verbas do Instituto Nacional do Cinema e, depois, da Embrafilme.
5- A multiplicação de novos produtores e filmes.
6- Aspectos tecnológicos da produção de filmes.
7- As premiações e verbas concedidas pelo governo para quem arrecadasse mais bilheteria. Como era feito esse julgamento?
8- A crise que o mercado do cinema brasileiro sofreu no final da década.
9- Quais eram os custos e os lucros das produções. Quem ganhou dinheiro com tudo isso?
10- O surgimento das cores nas televisões.
11- Até que ponto nós podemos considerar o cinema da década de 70 como uma indústria cinematográfica. E até que ponto ela pode ser caracterizada como uma manifestação de denúncia político-social?
Estratégias de pesquisa qualitativa (Dados primários):
1- Pesquisas centros de estudo. Possíveis fontes:
* Cinemateca de SP;
* Biblioteca Roberto Santos;
* Biblioteca Viriato Corrêa;
* Acervo do Museu do Cinema Antônio Vituzzo.
2- Entrevistas com diretores, atores, críticos de cinema, sociólogos, militares, professores. Possíveis fontes:
* Prof. Dr. Paulo Braz Clemencio Schettino;
* Carlos Reichenbach (“Garotas do ABC” e “Dois Córregos”);
* Marco Moretti, jornalista e professor.
Publicações, vídeos, filmes, bibliografias sobre o assunto.
Produto Final:
1. Monografia aliada a um documento fotográfico.
Criação de um documento fotográfico simples ilustrando os principais filmes da época, as cenas e as personagens que irá acompanhar a monografia e auxiliar na apresentação do projeto à banca.
PS: Alcides, obrigada pela dica sobre o programa Sala Especial da Record. É uma ótima fonte de pesquisa! ;)
Ótima semana a todos!
Beijos! :)
Um comentário:
Olá Flávia,
Seu projeto vai dar muito trabalho, mas também espero que dê muito prazer.
Mesmo com a maldita censura, gosto dos anos 70 pela produção cultural, principalmente dos festivais. Tudo era sutil, mas tinha uma grande dose de revolta.
Canalha
(Walter franco)
É uma dor canalha
Que te dilacera
É um grito que se espalha
Também pudera
Não tarda nem falha
Apenas te espera
Num campo de batalha
É um grito que se espalha
É uma dor
Canalha
Beijos!
Alcides
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