quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

As tais plaquinhas...

Se você é observador, já deve ter reparado em algumas plaquinhas novas espalhadas em pontos estratégicos na cidade de São Paulo.

Pois é. Finalmente o Governo tomou uma atitude e resolveu adotar o sistema de sinalização turística internacional. O layout das placas segue padrão internacional: são marrons, possuem o nome do ponto turístico, a seta mostrando a direção a seguir e um ícone indicativo (normatizado mundialmente) sobre o tipo de atração. São 20 ícones com desenhos representando museus, parques, teatros, bibliotecas, patrimônios culturais, patrimônios naturais, arquiteturas históricas, centros culturais, praças, planetários, zoológicos, zoológico com animais soltos, centros de convenções, festas populares, pavilhões de feiras e exposições, centrais de informação turística e locais para prática de esportes em geral, esportes eqüestres, futebol ou ciclismo.

O projeto entrou em vigor graças a um acordo entre o Prefeitura de São Paulo e o Ministério do Turismo, sendo coordenado pela SPTuris. A previsão é de que até o final do ano 600 placas serão instaladas, sendo a maioria na região central.

Esta é uma iniciativa simples que facilita o acesso do turista a atração turística. Quantas vezes, você quis visitar um local e desistiu por não ter informação suficiente para chegar ao seu destino? Eu por exemplo, senti uma falta tremenda desta sinalização em Santos. Não havia uma placa indicando o caminho para chegar até o Aquário. Consegui encontrar por dedução: deve estar localizado próximo à praia, por se tratar de um aquário. O pior de tudo é que depois de tanto esforço, havia uma placa indicando o caminho faltando apenas alguns metros para avistar o local. É o cúmulo.

Para mim, uma ação básica e mais do que obrigatória do Governo. E mais: demorou muito!

Agora, não tem mais desculpa. Conheçam todas as maravilhas que a cidade oferece e nada de passear no shopping, pelo amor, heim...rs
Lembrando que alguns museus tem entrada gratuita em diferentes dias da semana. Exemplos:
- Pinacoteca: entrada gratuita aos sábados e domingos. A Pinacoteca sempre foi um dos meus locais preferidos para passear. Ir cedo, tomar um café e visitar as exposições é um ótimo programa com os amigos, com a família, com o namorado(a);
- Masp: Entrada gratuita às terças-feiras. Além das exposições permanentes de obras de artistas como Renoir, Monet, Manet, Cézanne, Picasso, Malfati, Portinari, Segall, entre outros, o local tem um restaurante que serve um buffet maravilhoso. Principalmente o de sobremesas...rs;
- Museu do Futebol: Entrada gratuita todas às quintas-feiras. O museu apresenta os heróis do esporte que é a preferência nacional através de arquivos multimídia. É possível ouvir narrações de radialistas como Osmar Santos, Fiori Giglioti, Pedro Luiz, Edson Leite, entre outros. Entrevistas televisivas com Galvão Bueno, Soninha, Arnaldo Cesar Coelho, entre outros.
- Museu do Ipiranga: Entrada gratuita no primeiro e terceiro domingo de cada mês. Com mais de 125 mil itens, a casa guarda objetos indígenas, mobiliário, armaria, pinturas, ferramentas e outros instrumentos, muitos de uso pessoal. As peças encontradas no acervo do museu retratam a vida no país, especialmente em São Paulo, desde os idos de 1500 até 1950.
É isso aí.
Beijos!

Um comentário:

A Palavra Mágica disse...

Flávia,

Obrigado pela prestação de serviço. Parabéns pela iniciativa! Aproveito para destacar também aos seus leitores o Museu da Língua Portuguesa, que fica em frente à Pinacoteca. Entrada gratuita aos sábados.

Beijos!
Alcides